Aplicações da Impressão 3D

Uso Educacional

A utilização de impressoras 3D nas escolas e universidades tem por objetivo alterar a ultrapassada dinâmica vigente de ensino, onde os professores são reprodutores de conteúdos contidos em livros e os alunos apenas consomem tal conteúdo. Com o uso dessa tecnologia, os alunos criarão objetos que auxiliam no processo de aprendizagem, estimulando suas habilidades e ajudando na compreensão do conteúdo abordado. Aulas mais vivas e interessantes geram um aprendizado mais eficiente.
Segundo o arqueólogo Peter Campbel, as escolas deveriam se livrar de todos os livros e substitui-los por objetos. Isso faria com que os alunos passassem de “absorvedores de fatos” a “investigadores”. A impressão 3D torna isso possível.

Certamente o futuro das salas de aula é estarem cheias de impressoras 3D, criando um ambiente criativo e de estímulo à imaginação.

No ensino superior, a impressão 3D também é de extrema utilidade. Existem diversas aplicações na Medicina, Odontologia, Engenharia, Arquitetura, Design e muito mais. Um exemplo é na Universidade de Miami, onde os alunos de Antropologia e História Antiga utilizaram uma impressora 3D para recriar cenários do Egito Antigo, fazendo possível uma imersão na realidade da história, gerando reflexões riquíssimas sobre o tema. Legal né?


Uso doméstico

Ter uma impressora 3D em casa é sensacional! Você, sua família e seus amigos podem construir o que quiserem (ou precisam) exatamente da maneira que desejam!

Objetos de decoração, peças para reparo, utilidades, brinquedos e muito mais.

Com a tecnologia de impressão 3D é possível fabricar peças sob medida que atendam suas necessidades e que não existem no mercado, decorar sua casa como desejar, experimentar novos objetos, se divertir criando tudo o que imaginar. E o melhor: tudo isso sem sair de casa. Bem-vindo à era da fabricação digital.


Uso empresarial

Também conhecida como manufatura aditiva, a impressão 3D em tecnologia FDM não vem para substituir a injeção plástica e sim para completar os processos de fabricação envolvendo termoplásticos. Na indústria e em negócios menores, a prototipagem rápida permite uma redução de custo e agilidade nos processos, viabilizando possibilidades antes não possíveis. Pequenos negócios também são capazes de explorar a tecnologia. Artes, artesanatos, objetos de decoração e utensílios do mundo da moda, como sapatos, podem ser fabricados facilmente.

O mercado da saúde também se beneficia. Aplicações em medicina e odontologia são diversas e muito úteis.
Além disso, a impressão 3D amplia fortemente o mercado de customização. Objetos projetados sob medida e customizado pelo cliente são feitos de forma rápida e barata. É a massificação do mercado de customização.